Pesquisadoras da Rede JUVEM lançam obra sobre Ensino Médio

A Editora de Castro acaba de lançar importante obra acadêmica sobre o Ensino Médio que dialoga com a pesquisa sendo atualmente desenvolvida pela Rede JUVEM. Intitulado “Ensino Médio “Em debate: Pesquisas, Currículos, Tensões e Disputas”, o livro foi organizado pelas doutorandas Bruna de Oliveira Gonçalves, Carolina Giovannetti e Jéssica Sapore de Aguiar, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A obra reúne 14 capítulos assinados por pesquisadores do Grupo de Pesquisa EM Debate: Grupo de Pesquisas sobre o Ensino Médio, sediado na Faculdade de Educação da UMFG e coordenado pela Profa. Dra. Shirlei Sales, quem também coordena a Rede JUVEM no estado de Minas Gerais. O livro está dividido em três seções que buscam desvendar a realidade multifacetada e as tensões em torno da reforma do ensino médio: 1) “Análise Curricular do Novo Ensino Médio: tensões, silêncios e disputa”; 2) “Interferências mercadológicas e Governamentalidade neoliberal no Novo Ensino Médio”; e 3) “Impacto das Reformas no Ensino Médio das Juventudes”.

De acordo com as organizadoras, o livro tem como objetivo “contribuir para uma reflexão crítica da realidade das escolas e de sua relação com as Juventudes”, e faz perguntas importantes que guiam a reflexão dos pesquisadores de Minas Gerais, como “O que queremos para o Ensino Médio? Quem queremos formar? Que currículo está em jogo? A quem interessa a Reforma?”.

O livro pode ser acessado gratuitamente no site da editora.

Abaixo, apresentamos uma breve entrevista realizada com a doutoranda Jéssica de Aguiar.

Como surgiu a ideia do projeto deste livro e como foi elaborado?

“O livro reúne textos do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre o Ensino Médio – EM Debate, sediado na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais, sendo composto por pesquisadores e pesquisadoras dos mais diversos níveis acadêmicos, que discutem a temática do Ensino Médio, do Currículo desta etapa do Ensino, das Juventudes e da docência. Publicar a obra é uma oportunidade de divulgação da vasta gama de pesquisas desenvolvidas que analisam, problematizam, denunciam e buscam resistências a partir das mudanças impostas com a Lei da Reforma do Ensino Médio – 13.415/2017 e com a posterior homologação do documento final da Base Nacional Comum Curricular para as três etapas da Educação Básica.”

Como o livro contribui para o debate nacional acerca do Ensino Médio?

“Acreditamos que a obra provoca docentes, jovens alunos/as, pesquisadores/as e sociedade civil a refletir sobre as mudanças realizadas no Ensino Médio e a realidade em que está sendo proposta essa nova política educacional. O que queremos para o Ensino Médio? Quem queremos formar? Que currículo está em jogo? A quem interessa a Reforma? A proposta é que esta coletânea contribua para uma reflexão crítica da realidade das escolas e de sua relação com os/as jovens alunos/as. Na perspectiva de explorar em profundidade a Lei do Novo Ensino Médio – 13.415/2017, os textos do livro abrem um panorama rico de reflexões frente à complexidade das questões que incidem sobre Currículo, Ensino Médio e Juventudes.”

Quais lições podem ser tiradas e como dialoga com a pesquisa em andamento da Rede Juvem?

“Este livro resulta de pesquisas em curso e já concluídas no âmbito do EM Debate e perpassa vários objetos, considerando a temática de fundo, ou seja, O Novo Ensino Médio a partir da Lei 13.415/2017 e seus desdobramentos para as juventudes. Pela sua abrangência e pelas reflexões que provoca, o livro traz, sem dúvida, uma grande contribuição aos estudos sobre o Novo Ensino Médio e a juventude brasileira. Convidamos a todos/as/es à leitura!”

Deixe um comentário