O Novo Ensino Médio no estado do Amazonas
Coordenadora
Dra Nádia Maciel Falcão
Etapa atual da pesquisa
Visita técnica
Lista de membros
Seguindo uma agenda nacional, através das recomendações do Ministério da Educação (MEC), por meio da Lei nº 13.415/2017, o estado do Amazonas iniciou em 2022 a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas de seu território. Alinhado com as diretrizes nacionais, o processo visa oferecer uma formação mais flexível e contextualizada, e que possibilite aos estudantes escolhas mais próximas de seus interesses.
No entanto, em um território marcado por particularidades regionais, diversidade cultural e geográfica, como a região amazônica, antes de transformações curriculares, faz-se necessário adaptações e estratégias específicas para atender às necessidades reais das juventudes.
Neste sentido, a pesquisa sobre o Novo Ensino Médio no Amazonas se justifica pela importância em compreender os desdobramentos dessa ação, além de identificar as possibilidades e desafios da implementação no estado, contribuindo para novas discussões e reflexões críticas sobre as estratégias adotadas pelo governo.
Em estudos em andamento sobre a implementação do Novo Ensino Médio no Amazonas, com foco na abordagem dos Itinerários Formativos nos documentos orientadores, embora enfatizado o discurso de liberdade de escolha, através da análise de documentos que norteiam essa implementação no estado, ficou evidenciado que, na prática, a seleção não é efetuada pelos estudantes.
A atual política educacional para o ensino médio brasileiro é criticada por suas fragilidades, evidenciando um descaso e cinismo na implementação da proposta autoritária. A abordagem, predominantemente técnica, negligencia a preparação abrangente dos jovens, especialmente na rede pública. A política atual, alinhada aos interesses do capitalismo, afasta-se do ideal de uma educação integral, contribuindo para uma formação menos voltada para a preparação geral dos estudantes.



