O Novo Ensino Médio no Distrito Federal
Coordenadora
Dra. Denise Damasco
Etapa atual da pesquisa
Coleta de dados
Lista de membros
O Governo do Distrito Federal manifestou imediata adesão à proposta do Novo Ensino Médio, no sentido de iniciar discussões sobre o Novo Ensino Médio desde o lançamento dessa proposta no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do DF. Em 2019, um site temático e um plano sobre o Novo Ensino Médio no DF foram lançados pela rede pública do DF, que se organiza em 14 Coordenações Regionais de Ensino, atendendo aproximadamente 456.000 estudantes em 688 unidades escolares (UEs), dentre as quais 91 com a oferta do Ensino Médio.
O Novo Ensino Médio foi implementado no DF de forma gradativa, tendo sido previsto, inicialmente, sua implantação no Plano Piloto (Brasília), em 5 escolas em 2020 e 7 em 2021. Em 2022, no DF, o Plano de Implementação do Novo Ensino Médio – PLIDF – definiu as ações e estratégias relativas à Lei nº 13.415/2017 a fim de realizar “a promoção do desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida, a valorização das aprendizagens, com a ampliação da carga horária de estudo e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, a partir do previsto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC” (PLIDF, p 7). Em 2022, a oferta do NEM se organizou a partir de 5 UEs, ofertando 1º, 2º e 3º anos; 7 UEs, ofertando 1º e 2º anos e 79 UEs, 1º ano. Um Catálogo de Ofertas de Eletivas e Trilhas de Aprendizagem como Itinerários foi lançado em 2023, ampliado em 2024 com diversas propostas de atividades a serem executadas.
Modalidades ou formas de oferta do Ensino Médio no DF: No DF, há 4 modalidades e formas de oferta de Ensino Médio (EM), a saber: o Centro
Educacional (CED) e o CEM que ofertam o EM; o Centro de Ensino Médio Integrado
(CEMI) que oferta o Ensino Médio integrado à Educação Profissional e o Centro de
Educação Profissional (CEP) que oferta Educação Profissional e Tecnológica.






