O Novo Ensino Médio no estado do Pará

O NEM no Pará parte de uma concepção de educação sócio-histórica, tendo em vista formação humana integral das juventudes em suas pluridiversidades e territorialidades” . Essa concepção integra as áreas de conhecimento curricular (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e a Educação Profissional e Técnica (EPT). Tem como princípios: o “respeito às diversas culturas amazônicas e suas inter-relações no espaço e no tempo, a educação para a sustentabilidade ambiental, social e econômica”, a interdisciplinaridade e a contextualização no processo ensino-aprendizagem.

Objetiva de modo geral: “contribuir para a formação das juventudes e demais sujeitos do ensino médio paraense (…) para que possam atuar como agentes de transformação social”. Organizase em:  Formação Geral Básica (FGB),  a Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) e como elemento de integração, o Projeto de Vida.

Modalidades ou formas de oferta do Ensino Médio no Pará: Educação em Tempo Integral no Ensino Médio; EJA no Ensino Médio; Educação do Campo, das Águas e das Florestas no Ensino Médio; Educação Escolar Indígena no Ensino Médio; Educação Profissional e Técnica no Ensino Médio; Educação Escolar Quilombola no Ensino Médio; Educação para as Relações Etnicorraciais no Ensino Médio; Educação em Privação de Liberdade no Ensino Médio; educação em medida socioeducativa no Ensino Médio e ainda, como modalidades específicas da rede pública estadual do Pará: o sistema de organização modular de ensino (SOME); o sistema educacional interativo (SEI).